Espelho meu, espelho meu, há alguém mais bonita do que eu?
- Wake up Beauty
- 14 de out. de 2019
- 2 min de leitura
A maioria das pessoas tem a tendência de comparar a sua beleza com a de outras, sempre a acharem-se inferiores, o que tem como consequência problemas de baixa auto-estima. O padrão de beleza imposto pela sociedade é inalcançável pela sua maioria, no entanto essa procura pela perfeição faz parte do quotidiano de muitos.
Em 2016, a marca Dove trouxe o Relatório Global de autoconfiança feminina Dove (Dove Global Beauty and Confidence Report), nele 10 500 mulheres e meninas de 13 países diferentes foram entrevistadas. O estudo mostra que 7 em cada 10 entrevistadas acreditam que os media estabelecem um padrão irreal de beleza que as mulheres nunca conseguirão atingir. Além disso, 71% das mulheres e 67% das meninas esperam que os media comecem a retratar a beleza real e a sua diversidade.
O uso da maquilhagem é frequentemente usado pelas mulheres como uma ferramenta para modificar ou esconder quem realmente são, tentando assim atingir o padrão estabelecido. Na continuação do Relatório da Dove, 6 em cada 10 mulheres acreditam que os media sociais desempenham um grande papel na perpetuação do padrão.
Há alguns anos atrás uma prática popularizada pela Kim Kardashian, uma das famosas mais seguidas no Instagram, veio revolucionar a forma como nos maquilhamos. O contorno, uma técnica que traz de volta a sombra e luz para o nosso rosto, passou a ser utilizado para
modificar o seu formato. Apesar do seu sucesso, a maioria das mulheres preferem se parecer com o melhor que podem ser do que seguir e aceitar a definição de beleza.
Nos últimos tempos a voz real das mulheres está a começar a ser ouvida, a falta de
representatividade nos meios de comunicação tem feito com que algumas influencers se
destaquem, como o caso da Ellora Haonne. Há um ano atrás ela postou um vídeo no seu canal de youtube chamado “Tour pelo meu corpo”, nele ela mostra características que estão fora do padrão. O vídeo ajudou a dar voz ao movimento de aceitação da beleza real, ajudando assim muitas pessoas a valorizarem o que são.
Os influencers não foram os únicos a tomar esta iniciativa, a cantora Alicia Keys aboliu o uso da maquilhagem a favor da liberdade das mulheres em relação à pressão estética sofrida. Por ser uma celebridade que é sempre fotografada e exposta, a sua imagem sempre “perfeita” mostrava uma realidade difícil de alcançar. Com esse protesto ela quebrou paradigmas passando uma mensagem de que a nossa beleza natural é válida e deve ser aceite.

A beleza real é válida e precisa de ser exaltada. Cada vez mais precisamos deste “abanão” da realidade para que nos aceitemos mais e assim conseguirmos, no futuro, ter mulheres mais seguras de si e confiantes na sua beleza única.
Comments